A paletização é um método tecnológico, moderno e eficaz que garante não só a organização dos produtos, mas embalagens, pacotes, garrafas e caixas em pallets sem a necessidade de intervenção humana direta, uma vez que a estrutura é composta de um equipamento cuja finalidade é garantir que todo o processo se desenvolva de maneira automatizada.
Benefícios da linha de paletização!
O sistema de paletização é desenvolvido por uma estrutura robusta, conhecida também como célula de paletização, uma vez que sua composição disponibiliza uma série de recursos e componentes fundamentais para a garantia de alta performance. São eles:
- Esteira para recepção dos produtos que serão organizados;
- Manipulador ou robô
- Garra de manuseio;
- Transportadores para a locomoção dos pallets.
Os sistemas utilizados para a paletização automática são fabricados em diferentes modelos, como em células completas que são estruturas mais robustas e demandam um espaço maior para a sua implementação, além de equipamentos menores, com capacidade de atuação reduzida, mas com a vantagem de oferecer condições melhores de instalação, acessibilidade e uso funcional do espaço em ambientes compactos.
Além de otimizarem a produção na fase de organização de caixas e outros tipos de embalagens, devido à variação de velocidades programáveis, os equipamentos de paletização automática são excelentes para suportar cargas mais pesadas e robustas, especialmente quando o manejo humano é inviável.
Não menos importante, a implementação de um sistema de paletização automática garante que os procedimentos de organização sejam mais precisos e seguros, especialmente quando o manuseio de caixas e demais mercadorias embaladas coloca a integridade física de colaboradores em risco, bem como a qualidade dos produtos organizados. Dessa forma, a paletização automática diminui os acidentes e a deterioração de mercadorias, o que gera uma redução de custos para as empresas.
Modelos de robôs que são utilizados na linha de paletização
Colaborativo: são mais sensíveis que os convencionais, é utilizado para cargas menores e velocidade de caixa reduzida. Por ser uma automação menor, torna a operação mais tranquila ao colaborador e segura de manusear.
Neste caso, o robô trabalha normalmente por conta própria, mas deve ter a presença de um colaborador em determinada etapa do processo produtivo no qual participa.
Industrial: é indicado para cargas maiores, procedimentos repetitivos que exigem precisão e uniformidade ou simplesmente por serem atividades que expõem a vida ou integridade física dos colaboradores ao risco.
Por isso, o colaborador que estiver na operação, deve estipular o robô industrial de maneira precisa, segura e com tela de proteção ao redor. Além disso, precisa estar atento geralmente com a capacidade de programação de todos os seus movimentos, com cálculo de velocidade e outros princípios básicos da robótica, garantindo assim o sucesso da linha de paletização.
Está em busca de paletização ou possui dúvidas?
Para obter todos os detalhes e orientações sobre a estrutura ideal para a sua empresa, entre em contato com a ARV Systems. Não perca tempo e conte com quem entende do assunto.