Contar com um sistema de automação industrial tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente nas empresas brasileiras e não é por acaso, até porque a automação de processos, principalmente em linhas de produção, tem potencializado resultados positivos na expansão de vários setores.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), as frentes de fábrica e logística, já estão em um nível de alta maturação. O estudo mostra que as fábricas têm uma média de 5,51 linhas de produção, e destas, 68% são automatizadas.

Mesmo assim, é comum que alguns donos de negócio acabam cometendo erros na hora de implementar um sistema de automação industrial na produção. São atitudes e descuidos, às vezes simples, mas que prejudicam diretamente a inserção da solução na rotina do empreendimento, comprometendo diretamente os resultados. Quer saber quais são esses erros? Confira!

 

Erro 1 – Não definir de forma prévia as necessidades que o sistema precisa atender

Um dos erros que a maioria dos gestores cometem quando vão implementar um sistema de automação em seu negócio é o de não avaliar previamente as necessidades que o sistema deve suprir.

Desde indicadores de qualidade para os processos de produção, até métricas que avaliem a quantidade de itens produzidos. Tudo deve ser cuidadosamente analisado para evitar a escolha de um sistema que não atenda realmente às demandas do negócio. E atue com a eficiência que se espera dele. Além disso é importante ter em mente as futuras expansões da sua linha.

Enquanto é importante manter as coisas simples com o sistema inicial, você deve ter uma meta final em mente. Tenha uma visão geral e veja quais outras partes você gostaria de automatizar e incluir no seu sistema de automação.

 

Erro 2 – Não treinar a equipe para a utilização do sistema de automação industrial

Implementar um sistema como esse sem o devido treinamento é a chave para que esse investimento se transforme em um verdadeiro fracasso em qualquer negócio. E não é isso que você espera que aconteça, não é mesmo?

Sendo assim, para que um sistema de automação industrial opere de maneira eficiente, potencializando os resultados do negócio, bem como evitando possíveis falhas de operação, é preciso que além dos gestores e líderes do negócio, toda a equipe que vai trabalhar diretamente com ele seja devidamente treinada.

 

Erro 3 – Escolher um sistema que não tenha um suporte eficiente

Mais um erro que pode prejudicar diretamente a parte financeira do seu negócio é escolher um Sistema de Automação Industrial que não tenha suporte eficiente.

Imagine que você encontrou uma falha ou que um ajuste precisa ser feito, mas ninguém sabe como fazer isso.

Você terá que parar seu processo de produção. E com esse tempo parado irá ter prejuízos financeiros, atrasos nas entregas, necessidade de realocação de funcionários e vários outros imprevistos. Tudo isso apenas para esperar atendimento quanto uma dúvida ou necessidade.

Por conta disso é essencial buscar uma solução que realmente atenda às necessidades do seu negócio. Mas que também possua um bom suporte técnico.

 

Erro 4 – Não planejar a implementação

Os sistemas de automação voltados para a indústria otimizam processos e garantem mais produtividade. No entanto, para ter esses e outros benefícios é necessário planejamento.

Desde financeiro até de treinamento dos funcionários. Dessa forma, é possível evitar tanto os erros acima, como outros, por exemplo, o atraso de rotinas diárias porque um dos horários de trabalho precisou ser suspenso para a implementação.

Então, sempre sente e planeje essa implementação. Desde a pesquisa de opções de softwares disponíveis no mercado, até quando a solução será instalada e quanto tempo isso irá levar.

 

Erro 5 – Esquecer da necessidade de manutenção

Outro erro bastante comum e que pode prejudicar o seu empreendimento a médio e longo prazo é achar que a implantação é só o ato de “instalar” o sistema no seu negócio, se esquecendo assim da questão da manutenção dessa solução.

Os sistemas do gênero têm um índice menor de manutenção do que maquinários, por exemplo, mas isso não quer dizer que eles dispensem cuidados. Por conta disso, inclusive, que escolher uma alternativa com suporte é indispensável.

É por meio desse auxílio preventivo que será possível tomar os devidos cuidados, garantindo assim o funcionamento do empreendimento.

 

Erro 6 – Querer fazer tudo rápido

Por fim, mais um dos erros na hora de implementar um sistema de automação industrial é querer fazer tudo rápido, sem se atentar a todas as etapas necessárias. Isso geralmente ocorre justamente por conta de outro erro que já citamos, que é o de falta de planejamento.

Quando o empreendedor não se planeja, acaba querendo implementar a solução em um espaço de tempo muito curto. E obviamente que toda instalação do gênero tem seu próprio tempo.

Por exemplo, se o sistema leva dois dias para ser totalmente implementado e entrar em operação, não há como exigir que isso seja feito em algumas horas. Inclusive, tentar acelerar esse processo pode acabar desencadeando vários problemas.

Logo, respeite o tempo necessário para a solução ser implementada. E para isso, não se esqueça de planejar a rotina do seu negócio de modo que isso aconteça de maneira tranquila.

 

Gostou do artigo ou ficou interessado no assunto? Acesse o nosso site e confira todas as informações sobre automação industrial! 🙂