Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), as fábricas possuem, em média, 65% de tecnologias digitais

Dessa forma, podemos dizer que o recurso de automação e robótica, é bastante utilizado e a tendência é só aumentar a cada ano, já que investir em novas soluções tecnologias e ampliação dos seus negócios, é um dos objetivos a serem concretizados.

No entanto, há algumas opções a serem consideradas que pode ser difícil de você tomar uma decisão. O que eu preciso para a minha indústria, automação ou robótica?  Qual é a tecnologia certa para a minha necessidade?

Se você possui essa dúvida, continue a leitura e saiba qual é a melhor opção para o seu negócio. Confira!

 

Leia também: os 6 erros mais comuns antes de automatizar a sua linha de produção

 

Diferença entre automação e robotização!

Embora sejam termos “parecidos”, ambos garantem soluções diferentes e que você pode considerar no momento de decisão.

Os termos “automação” e “robotização” às vezes são usados ​​alternadamente, mas existem diferenças entre os dois.

Automação: é utilizar processos computacionais e hardware para acelerar, deixar automático, algum dos processos da produção.

Robotização: substituição de operadores por máquinas.

Nem todos os tipos de automação usam robôs – e nem todos os robôs são projetados para automação de processos.

 

Qual a função da automação e robotização nos negócios?

Ambos os elementos visam gerar resultados nos negócios, sendo os pilares principais de justificativa de investimento o aumento da produtividade e da qualidade e segurança, além da redução de custos gerando assim mais competitividade para os negócios.

 

Quando usar a automação ou a robotização?

A automação é mais dedicada a ser desenvolvida para substituir processos que usam diversos equipamentos e pessoas e que podem ser melhorados através de uma solução desenvolvida de forma mais dedicada com um nível de flexibilidade mais limitada em alguns casos.

A robotização já vem de uma abordagem mais voltada a substituir a mão de obra humana em ambientes onde os processos já possuem certa automação sendo o grande motivador a melhoria da qualidade de vida, segurança e ergonomia dos operadores, assim como gerando resultados na esfera da produtividade, qualidade e em alguns casos redução de custo de produção.

Vale lembrar que atualmente, alguns projetos de robotização nem sempre são justificados exclusivamente por redução de mão de obra direta, principalmente em operações que rodam somente um turno, muitas das vezes quando uma empresa considera o uso de robotização os custos relacionados com retrabalho, afastamento por acidente de trabalho e ganho de produtividade são elementos que são considerados para viabilização dos projetos.

 

Mas, não se preocupe, entrando em contato conosco da ARV, você garante todo o suporte, estudo do cenário do seu negócio e consultoria de qual a melhor solução para que a sua operação funcione da melhor maneira possível!