Como muitos já sabem e de forma resumida, a história sobre o surgimento da automação industrial deu início a muito tempo atrás, mais especificamente quando o homem identificou e começou a buscar uma melhora significativa de como facilitar a operação do seu trabalho e quais recursos poderiam aperfeiçoar o cenário.

Com o aparecimento da automação, o homem conseguiu desenvolver técnicas e equipamentos que o fez produzir mais, garantindo condições melhores de trabalho. Este fato se estendeu por muito tempo, até que chegou a era da revolução francesa e industrial com a necessidade de expandir a operação que era manual à inclusão da tecnologia e máquinas inteligentes.

As pessoas ficaram entusiasmadas com a novidade e foram criando a automação ao longo de todo o processo produtivo e com isso, acabaram alterando os gargalos. Neste contexto, abriu-se uma oportunidade na linha de paletização automática que antes eram realizados em processos manuais.

Vale lembrar que a automação não tem o menor interesse em promover o desemprego e sim uma maior qualidade de vida, possibilitando que trabalhos com alta demanda ergonômica possam ser eliminados e permitirem que essas pessoas possam ser deslocados para outras atividades.

A paletização automática tem o objetivo de deslocar e empilhar produtos nos paletes de uma forma altamente eficiente. O processo de paletização é então otimizado, considerando-se que a paletização robótica pode contar com robôs programados adequadamente para atender exatamente ao ritmo da produção de uma determinada empresa.

A operação de paletização costuma ser um posto de trabalho com diversos problemas de segurança e ergonomia ao operador. Além disso, nem sempre é possível a instalação de um manipulador automático tradicional devido ao pequeno espaço de layout. Esses dois problemas são alguns dos que são solucionados com a escolha por um robô para paletização.

A paletização através de robôs está revolucionando o mercado pois é uma ferramenta poderosa capaz de trazer ganhos tangíveis como maior produtividade, aumento na qualidade, redução de custos e segurança dos trabalhadores na indústria. Além disso, garante maior velocidade na operação, é mais compacta e flexível.

Outra vantagem é que os nichos deste segmento são variados, a paletização pode ser inserida na indústria de bens de consumo, alimentício, bebidas, eletrônicos e cosméticos.

Por fim, mas não menos importante, devido à procura por essa automação, o nosso time de especialistas da ARV desenvolveu uma planilha payback que auxilia as empresas interessadas em automatizar seu processo de paletização a avaliar a viabilidade do investimento.

QUERO BAIXAR A PLANILHA PAYBACK!

 

Andre Constantinou, diretor técnico da ARV.