No processo de fabricação de uma seringa, a embalagem é a parte final, mas não menos importante, por questões óbvias. E um dos desafios a serem vencidos é: em algumas empresas parte desse processo ainda é feito manualmente, o que pode acarretar baixa produtividade, o que não seria interessante para um mercado que está com alta demanda.

Entretanto, não é só na indústria de seringas e agulhas que existe esse gargalo em sua linha de produção, outros segmentos também sofrem com isso, já que a tendência natural de todas empresas é focar nos meios de produção, o que leva a tendência do gargalo chegar até a embalagem e gerar a necessidade de automação.

Leia também: COVID-19 | Como a automação industrial pode ajudar neste período que estamos enfrentando

 

Os desafios do setor de embalagem no Brasil

A indústria de produção de seringas e agulhas, que anualmente no Brasil, pode produzir 1,5 bilhão de seringas em tamanhos diferentes (1ml, 3ml, 5ml, 10ml e 20ml), a de 3ml é a mais produzida e a que será usada para imunização da população contra a covid-19. Essa produção é concentrada em três principais empresas, localizadas em Curitiba, Manaus e Ourinhos (São Paulo).

O Brasil se encontra em uma posição privilegiada, poucas nações têm três fábricas em seu território”, diz Walban Souza, diretor de Assuntos Corporativos da BD, que é uma das empresas que fabricam seringas e agulhas.

A embalagem exerce algumas funções como, proteger e facilitar o uso do produto, e para muitas embalagens outros aspectos são considerados, que é criar conexão e oferecer uma boa experiência ao consumidor. Além disso, as embalagens precisam estar nas das normas exigidas.

Como essas empresas poderiam conseguir maior produtividade e menos desperdícios de insumos, e ainda se manterem competitivas a ponto de afastarem novos concorrentes?

A resposta está na automação de embalagem!

 

Vantagens do processo de automação de embalagem!

A indústria precisa ou tem buscado soluções para aumentar a produtividade no processo de embalagem de um produto, com isso, a automatização do processo de embalagem tem se tornado uma questão de melhoria na competitividade, em alguns casos, questão de sobrevivência em mercados mais dinâmicos.

Nesse cenário a automação para embalagem é um dos processos automatizados que mais contribuem para a lucratividade e produtividade da empresa.

Veja abaixo algumas vantagens da implementação do processo de automação de embalagem na sua empresa:

  • Maior produtividade.
  • Otimização e diminuição da necessidade de emprego de mão de obra.
  • O colaborador pode ser alocado para funções que não possam ser automatizadas.
  • O produto final apresenta maior qualidade.
  • Maior precisão e personalização.

Para que uma ação corretiva possa ser aplicada em um processo de embalagem, é necessário entender o processo e encontrar o gargalo da produção, assim, soluções mais eficazes poderão ser desenvolvidas.

Na hora de contratar um serviço de automatização para sua linha de embalagem, considere o portfólio da empresa e se há possibilidade de soluções completas e personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

 

Gostou do artigo ou ficou interessado no assunto? Acesse o nosso site e confira todas as informações sobre automação de embalagens! 🙂