A automatização de processos se refere ao uso de equipamentos e sistemas ao executar tarefas repetitivas e operacionais. Assim sobra para o profissional mais tempo para pensar estrategicamente, utilizando suas competências no crescimento dos resultados da empresa.

No ramo industrial existem diferentes tipos de automação, como por exemplo, a automação de fim de linha. E é sobre ela que vamos abordar nesse artigo. Por isso, continue a leitura!

 

O que é automação de fim de linha?

Quando falamos em automação de fim de linha estamos falando sobre automatizar o processo final de sua produção, isto é, dinamizar as linhas de montagem e embalagem industriais, de forma que pouco dependa da intervenção humana para seu funcionamento, garantindo assim uma maior produtividade.

Além disso, proporciona redução da mão de obra, considerando que os funcionários que estariam envolvidos nessa função árdua possam ser realocados para outras atividades.

 

Como funciona?

Na automação de fim de linha são instalados dispositivos, hardwares e softwares que irão otimizar da melhor forma todo o processo do final da produção, com muito mais qualidade e eficácia

No geral, a automação é bastante versátil e pode ser utilizada em diversos setores da indústria, como veremos no tópico a seguir.

 

Aplicações

Algumas das aplicações que caracterizam a automação final de linha são:

  • Alimentação automática de máquinas de embalagem (como de flowpack, encartuchadeiras, termoformadoras e etc.);
  • Case packing;
  • Seladora automática de caixas;
  • Paletização

 

Por que automatizar o processo de fim de linha da sua empresa?

Conforme citamos acima, uma das principais vantagens da automação de fim de linha é o aumento da produtividade da empresa. Além disso, esse processo oferece outros benefícios, como:

  • Diminuição no custo de fabricação;
  • Melhoria na qualidade do seu produto;
  • Segurança e ergonomia nos processos de fim de linha(qualidade de vida do colaborador);
  • Maior controle de todos os processos;
  • Maior competitividade em relação aos concorrentes.

Pudemos ver que a automação de fim linha fornece um impacto positivo na indústria. Por isso, quem se adaptar mais rápido a esse contexto terá mais oportunidades de se manter competitivo no mercado e obter os benefícios dessa nova tendência, que alia inteligência, agilidade e qualidade.

ARV SYSTEMS – melhor alternativa em automação de fim de linha! ARV Systems é especialista no serviço de automação de fim de linha e está há anos no mercado, sendo reconhecida pela qualidade de seus trabalhos e por ter uma equipe de colaboradores treinados e qualificados.

 

Você pode falar com a nossa equipe especializada, clicando aqui.

Ah! Aproveite e confira nossos outros conteúdos. Até a próxima! 😀