Os braços robóticos quando utilizados em processos de automação industrial garantem a realização de inúmeras tarefas, antes atribuídas a colaboradores humanos.

No artigo de hoje, falaremos sobre 5 vantagens que os braços robóticos proporcionam para a indústria. Continue com a gente e aproveite sua leitura!

 

O papel dos braços robóticos na automação industrial

 

A evolução da indústria trouxe a automação industrial, que tem como finalidade aumentar o processo produtivo com um custo menor.

Diversos segmentos optaram pela automatização das linhas de produção, que garantiam maior agilidade e produtividade.

Entretanto, muitos processos específicos não eram devidamente atendidos, já que para algumas atividades automatizadas ainda era necessário a intervenção humana.

Os braços robóticos surgiram com o propósito de suprir essa necessidade, permitindo a alocação dos recursos humanos em atividades mais estratégicas para a operação.

Em diversos segmentos industriais, os braços robóticos são utilizados em operações de soldagem, montagem de peças, alimentação da linha de montagem e até mesmo no manuseio de ferramentas.

Atualmente, os braços robóticos são desenvolvidos com a capacidade de reproduzir os mesmos movimentos de um braço humano, mas com a capacidade de suportarem cargas mais pesadas, com maior velocidade e sem cansaço.

 

As vantagens dos braços robóticos na indústria

 

Como vimos, os braços robóticos são grandes facilitadores operacionais e proporcionam diversas vantagens para o mercado industrial. Apesar da crença de que eles foram desenvolvidos para substituir o trabalho humano, a verdade é que eles garantem um trabalho mais ergonômico e estratégico.

Hoje, uma indústria que deseja aumentar sua vantagem competitiva já aposta nas inovações tecnológicas para facilitar o trabalho de seus colaboradores e aumentar a qualidade de seus produtos.

Os braços robóticos são recursos que garantem diversas vantagens para a operação.

 

1. Aplicação de novas tecnologias

A utilização dos braços robóticos faz parte das necessidades de indústrias que desejam inovar seus recursos tecnológicos e iniciar sua jornada nos padrões da indústria 4.0.

Sendo uma tecnologia moderna, os braços robóticos garantem o uso de recursos inteligentes para todo o processo produtivo. Isso eleva os padrões da indústria como uma empresa que busca vantagem competitiva, inovação e modernidade.

 

2. Aumento da produtividade

Os braços robóticos trabalham com maior rapidez em relação ao trabalho humano. Além disso, podem trabalhar ininterruptamente 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Essa forma de trabalho garante uma produção mais otimizada, produzindo mais em menos tempo, garantindo aumento da vantagem competitiva com a possibilidade de uma produção em larga escala.

 

3. Melhor desempenho operacional

Podemos destacar que os braços robóticos oferecem melhorias no desempenho operacional, pois são capazes de realizar tarefas em um alto volume e velocidade de produção, sem perder a precisão. Com isso, economizando na utilização de recursos operacionais e gerando mais economia.

 

4. Redução de custos

A redução de custos é uma ação almejada por todos os segmentos industriais e é uma das vantagens dos braços robóticos.

Trabalhando de maneira mais precisa, eles garantem diminuição do desperdício de matéria-prima e o descarte de produtos que não passaram nos padrões de qualidade. Além da redução de custos com a mão de obra.

Outro ponto importante a ser considerado é que os braços robóticos são alternativas para eliminar gargalos na operação que possam dificultar o processo produtivo. Isso permite o ajuste de processos para otimizar a produção.

 

5. Operação mais segura

Os braços robóticos são capazes de assumir atividades com pouca ergonomia ou que representam risco para um colaborador humano. Também podem ser utilizados em ambientes adversos para os trabalhos humanos.

 

 

Toda solução que envolve robótica deve ser desenvolvida de acordo com a NR12, que prevê diversas medidas de segurança para o ambiente de trabalho. Dessa forma, os trabalhadores podem realizar suas atividades com mais segurança, sem serem expostos a riscos que comprometem sua saúde laboral.

Os braços robóticos são grandes aliados para a indústria, não só aumentando a capacidade produtiva como na economia com os custos operacionais. Mas para aproveitar todas as vantagens dos braços robóticos, é preciso trabalhar com uma empresa especialista em automação industrial.

A ARV Systems desenvolve soluções de braços robóticos que trabalham com alta performance, garantindo uma operação produtiva, econômica e segura.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!