Você já deve ter ouvido falar em FMEA, mas sabe exatamente o que é e suas vantagens?

O FMEA apresenta diversas vantagens em relação a outros métodos de gerenciamento de falhas/problemas. É um processo rápido, fácil de aplicar, é abrangente e pode ser usado em uma ampla variedade de setores.

Convidamos você para a leitura deste artigo, onde você saberá mais sobre o processo FMEA e como ele pode ajudar na sua empresa. Aproveite!

 

O que é FMEA?

 

FMEA é um termo que significa Análise de Modos de Falhas e Efeitos e consiste em uma metodologia de projeção e análise problemas que possuem potenciais de não conformidades em processos industriais, produtos ou maquinário.

É um processo para entender as consequências potenciais de cada etapa do processo de negócios de uma organização e determinar como essas etapas podem falhar.

Essas informações podem ser usadas para identificar possíveis problemas e corrigir pontos de falhas ou gargalos operacionais.

É uma metodologia que ajuda as organizações a identificarem possíveis modos de falha e avaliar o impacto de cada uma em seus processos, serviços ou produtos. Essa análise pode ajudar a prevenir acidentes, reduzir custos e melhorar a qualidade.

 

Quais são os tipos de FMEA?

 

A metodologia FMEA pode ser aplicada em uma empresa de diversas maneiras, desde a análise de um produto ou processo específico até a implementação de um programa abrangente de melhoria da qualidade.

A seguir, vamos apresentar algumas das maneiras mais comuns de se aplicar o FMEA em uma empresa.

 

Análise de um produto ou processo específico

Nesse tipo de análise, o FMEA é utilizado para identificar e analisar os riscos potenciais associados a um produto ou processo específico.

Geralmente, este tipo de análise é realizado quando existe algum problema identificado com o produto ou processo em questão, e o objetivo é encontrar as causas do problema e reduzir ou eliminar os riscos potenciais.

 

Implementação de um programa abrangente de melhoria da qualidade

O FMEA é utilizado como parte integrante de um programa mais amplo visando a melhoria da qualidade dos produtos ou processos da empresa.

O objetivo deste tipo de análise é identificar áreas onde existem riscos potenciais para os produtos ou processos, bem como desenvolver planos para eliminar esses riscos.

 

Análise periódica dos produtos ou processos

Para esse caso, o FMEA é utilizado como parte de um programa periódico de revisão dos produtos e processos da empresa.

O objetivo desta análise é garantir que os produtos e processos continuem atendendo às necessidades dos clientes e que estão sendo fabricados ou executados conforme as especificações estabelecidas.

 

Como calcular o FMEA?

 

O primeiro passo é identificar os modos de falhas, os dados devem ser os mais reais possíveis, que podem vir da engenharia ou do campo.

Em seguida, é preciso identificar os riscos de cada modo de falha. Para isso, é preciso atribuir sobre cada modo de falha potencial um valor em uma escala de 1 a 10 para:

  • Gravidade do problema: no qual 1 é “nenhuma gravidade” e 10 é “perigoso sem aviso”.
  • Probabilidade de ocorrência: no qual 1 é “remota” e 10 é “muito alta”.
  • Probabilidade de detecção da falha: sendo 1 “muito grande” e 10 “muito pequena”.

 

 

Assim, os 3 números deverão ser multiplicados, e o resultado será o RPN (Risk Priority Number), se tornando o número prioritário que classificará os modos de falha.

Quanto maior o número, mais crítica será a falha, com isso, mais rapidamente uma medida deverá ser tomada para evitar que a falha aconteça.

Esse é um cálculo que ajuda a priorizar possíveis gargalos em uma linha de produção com base em sua gravidade, frequência e probabilidade de detecção.  Quanto maior o número do resultado, mais urgente deverá ser a atividade de melhoria.

 

BAIXAR PLANILHA PARA CÁLCULO DE FMEA

 

Quais são as vantagens do FMEA para o negócio?

 

É importante ressaltar que o FMEA atua como uma medida preventiva, assim sendo, uma das vantagens é que ajuda a identificar, diminuir e até eliminar riscos potenciais antes que eles se tornem grandes problemas.

Além dessa vantagem, podemos destacar:

  • Maior confiabilidade dos processos e produtos.
  • Redução de custos.
  • Melhoria na qualidade do produto ou processo.
  • Reconhecer e quantificar a incidência de falhas.
  • Facilita o reconhecimento das causas de um problema.
  • Produtos e serviços mais assertivos.
  • Ajuda a evitar acidentes.
  • Entre outras.

 

Agora que você já sabe o que é FMEA, as vantagens e como calcular, tenha em mente que o objetivo sempre deverá ser na qualidade, seja de processos, serviços ou produtos. Assim, a sua empresa se manterá competitiva no mercado, sempre com foco na qualidade e melhoria contínua.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!