O setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação.

É importante relembrar que essa indústria já possui um certo grau de automação em seus processos. Com a tendência mundial da manufatura avançada, esse aspecto só vai aumentar — principalmente o uso de robôs em atividades que se beneficiam de mais velocidade e precisão em seus processos.

Ainda mais porque este é um setor bastante familiarizado com o uso de robôs, em função do seu volume produtivo. Como a utilização da soldagem robotizada é mandatória (salvo em peças de volume baixo, como opcionais que vão nos carros), é a indústria que mais utiliza robôs em nível mundial.

No post de hoje preparamos um artigo completo sobre o tema, para entendermos melhor sobre o assunto. Acompanhe!

 

Por que o setor de autopeças é um dos que mais se beneficia com as possibilidades de automação?

Entre as vantagens, podemos citar a redução de custos e maior qualidade das peças. Mas não é só isso!

 

Uso de robôs para tarefas repetitivas

Quando pensamos para que servem os robôs no mercado automobilístico, a principal vantagem é o uso para realizar tarefas repetitivas e aliviar trabalhadores humanos de trabalho físico estressante.

Por exemplo, a soldagem é uma tarefa perigosa e demorada facilmente realizada por robôs.

Outro exemplo são os robôs pintores que se tornaram comuns na fabricação de carros. Eles fornecem uma pintura consistente e capacidade de produção contínua que nenhum humano pode equiparar.

 

Menor índice de erros

Por mais qualificada e treinada que seja a sua equipe, erros vão acontecer. Isso é inevitável quando tratamos de força de trabalho humana. Com a adoção de uma célula robótica na linha de produção, o gestor logo vai notar a diminuição no índice de erros.

 

Maior segurança

Ter menos pessoas na linha de frente lidando com máquinas significa, entre outras coisas, menos riscos de acidentes. As máquinas automatizadas possuem operação segura, diminuindo a quantidade de tarefas perigosas que devem ser feitas.

No entanto, é necessário reforçar o cumprimento de normas de segurança por parte da empresa, para garantir que todos os colaboradores estejam seguros.

 

Redução dos custos

Ao aumentar o número de processos automáticos no seu dia a dia, o setor de autopeças registra uma redução de gastos significativa. O uso de equipamentos fez com que o tempo para desenvolver um automóvel caísse consideravelmente, sendo possível produzir uma quantidade bem maior em menos tempo.

Conforme explicamos, o aumento do uso de robôs nas indústrias automotivas gera economia e diversos benefícios que têm sido vistos através do sucesso de muitas montadoras Brasil afora.

Isso porque o avanço dessa tecnologia permite que os robôs contribuam ainda mais para o crescimento industrial.

 

Conheça a ARV

Nós, da ARV, somos referência em robótica industrial, sempre buscando oferecer o melhor e mais adequado produto, bem como procurando e trazendo as tecnologias mais inovadoras para nosso país.

Acesse nosso site e confira mais sobre nossa história e portfólio, e entre em contato conosco!

E quanto ao texto de hoje, gostou? Então compartilhe em suas redes e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as informações e novidades!

Até mais!