A automação industrial no setor de alimentos e bebidas oferece diversos benefícios para o setor.
Continue com a gente na leitura deste artigo e entenda os principais impactos da automação industrial no setor de alimentos e bebidas.
Boa leitura!
Como a automação industrial impacta o segmento de alimentos e bebidas?
A indústria 4.0 mudou completamente os processos de produção. Com o uso de tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data, dentre outras, é possível trabalhar com fábricas inteligentes com altos potenciais produtivos.
Um dos setores impactados pela automação industrial e as novas tecnologias, é o de alimentos e bebidas.
Ninguém imaginou que hoje esses tipos de produtos poderiam ser fabricados por máquinas e sistemas integrados, aumentando a capacidade produtiva sem perda de qualidade.
Mesmo que seja um segmento submetido a diversas normas e leis e estar sempre sobre os olhos da Vigilância Sanitária, a produção de alimentos e bebidas já é beneficiada com a automação industrial.
Hoje é possível manter a produção com qualidade, menor custo de produção e sem desperdício de materiais. Melhor ainda: em menos tempo em relação a processos artesanais.
A automação industrial para o setor de alimentos e bebidas aumenta a competitividade da empresa, garantindo uma produção em larga escala, além de mais segurança.
É claro que muitos consumidores preferem produtos fabricados de modo mais artesanal, produzidos e embalados pelo próprio produtor.
Entretanto, para grandes fábricas, o processo artesanal pode não ser viável, não só pela morosidade das atividades como também pelo alto custo. Sem contar a possibilidade maior de erros, que pode comprometer a qualidade do produto.
Logo, é possível afirmar que a automação industrial no setor de alimentos e bebidas é fundamental para otimizar o segmento.
Os benefícios da automação industrial no segmento de alimentos e bebidas
Em relação ao impacto da automação industrial no setor de alimentos e bebidas, podemos afirmar que é bastante produtivo.
Essa medida oferece ao setor inúmeros benefícios. Vale lembrar que, apesar de grande parte da produção ser realizada de modo automatizado, a mão de obra humana ainda é indispensável.
Isso quebra o paradigma de que máquinas irão substituir pessoas, especialmente na indústria alimentícia.
Veja a seguir alguns dos impactos positivos que a automação industrial traz para o setor de alimentos e bebidas.
Aumento da produtividade
Assim como em outros setores, um dos principais benefícios da automação industrial para o setor alimentício é o aumento da produtividade.
Com o uso de robôs para a realização de atividades complexas e repetitivas, colaboradores podem ser alocados para atividades mais estratégicas.
Esse aumento de produtividade é uma consequência natural do processo automatizado, até mesmo se considerarmos que robôs podem trabalhar de maneira ininterrupta, 7 dias por semana e 24 horas por dia.
Produtos com maior qualidade
No processo automatizado, robôs e sistemas possuem capacidade de aprendizado sobre todos os processos para se produzir um item.
Assim, os padrões de qualidade são replicados para toda a linha de produção, garantindo produtos melhores, com qualidade e fabricados em larga escala.
Redução de custos
Muitas empresas adiam a implantação da automação industrial por acreditarem que o investimento é alto.
No entanto, o retorno desse investimento, considerando a redução de custos, pode ser recuperado em médio e longo prazo.
A produção se torna mais enxuta, com menor desperdício de matéria-prima, menor incidência de erros de produção e até mesmo menor consumo de energia.
Não podemos esquecer ainda o aumento da produtividade e da qualidade do produto, que também impactam para um menor custo de produção.
Segurança
Processos automatizados trazem mais segurança aos colaboradores, uma vez que eles não precisam executar tarefas com esforço repetitivo ou que ofereçam algum tipo de risco para a saúde. Assim, trazendo maior segurança para os colaboradores durante o processo de produção.
Outro ponto importante na automatização de processos na área de alimentos e bebidas, é que existe menos contato físico com o que está sendo produzido, o que diminui o risco de contaminação dos produtos.
Além disso, o uso da tecnologia no segmento possibilita a identificação de não conformidades com as normas sanitárias estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou leis de regulamentação.
A identificação dessas não conformidades permite ações corretivas em tempo hábil para atender as normas exigidas sem prejuízos para a empresa.
Monitoramento remoto
Com a automação industrial no setor de alimentos e bebidas, toda a produção pode ser monitorada em tempo real e de maneira remota.
Assim, é possível não só utilizar esses dados para a tomada de decisões estratégicas como também identificar processos irregulares que precisam ser corrigidos.
Além desses impactos positivos, podemos citar que a automação industrial no setor de alimentos e bebidas pode aumentar a vantagem competitiva, especialmente pela produção em larga escala de produtos com garantia de qualidade.
Como vimos, a automação industrial no setor de alimentos e bebidas traz muitos benefícios, resultando em impacto positivo não só para o segmento, mas também para a economia do país.
Agora que você sabe sobre os impactos positivos da automação industrial no setor de alimentos e bebidas, fale com os nossos especialistas e conheça as nossas soluções inteligentes para aumentar a capacidade produtiva da sua empresa.
Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!